O clínico geral é o médico que é usualmente procurado antes de se ir até qualquer especialista. Isso porque, na maioria dos casos, não se sabe o que passa com a saúde do paciente, e este precisa de orientação. É muito recomendado que o procedimento seja exatamente esse, sempre que possível, pois, com um encaminhamento acertado, não há tempo perdido. Afinal, algumas doenças não podem esperar, e com saúde não se brinca!
Além de diagnosticar problemas de saúde, o clínico geral é preparado para tratar de diversas doenças, tendo que encaminhar o paciente para um especialista somente quando for o caso de uma questão específica. Uma curiosidade: de acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), o clínico geral pode diagnosticar e tratar 80% dos problemas de saúde.
O principal diferencial em ser atendido por um clínico geral é que ele pode acompanhar o paciente por muitos anos, pois conhece seu histórico e, muitas vezes, cruza dados de eventuais problemas de saúde com o estado psicológico e decorrente de relações familiares. Afinal, ele tem uma compreensão mais ampla do paciente.
Outra importante atribuição desse médico é assessorar os pacientes cuja saúde é muito debilitada e, por isso, são tratados por muitos especialistas ao mesmo tempo. O clínico geral consegue pôr ordem nas condutas médicas e nas medicações que são ministradas.
A diferença dessa especialização médica para as outras é, justamente, que o clínico geral é o único que se relaciona com todos os demais. A sua formação o prepara para ter conhecimento do funcionamento do organismo humano todo e para saber que atitude tomar — se vai tratar ou encaminhar ao devido especialista. Contudo, a importância desse profissional vai ainda além, como verá pelos tópicos a seguir.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site.
Ao continuar, você concorda com a nossa
Política de Privacidade.